Um Momento

Tenho esta foto, há tempos guardada na minha memória e no meu pc.
Apesar de considerá-la uma obra de arte, acho-a desconcertante ao ponto de sentir necessidade de exteriorizar o impacto que ela causa em mim .
A atrocidade e o contra-senso do seu contéudo são marcantes.
Ela consegue transmitir um quadro de violência (psicológica) apesar de fotografar dois seres pacíficos e em paz.
Se não fosse a presença do abutre, pensaria simplesmente que a criança estava mal, ficaria-me pelo ‘presente’ da foto sem tentar entrar no seu ‘futuro’, mas o abutre não nos deixa ficar nessa confortável posição, obriga-nos a ver, e de certa forma, a representar também um papel de abutre ao delinear um futuro de destino traçado sem nada fazer para interferir.
Os fotógrafos não sendo médicos, ainda não sabiam se a criança se salvaria ou não e no entanto tiraram friamente a foto, o que, na minha opinião, torna o abutre menos 'abutre' do que os fotógrafos.
Ele esperava simplesmente pelo momento X, enquanto estes não resistiram à tentação de colher frutos antes do dito momento.
Tenho de alhear-me à frieza do disparo fotográfico, para reconhecer que é uma excelente foto.
Existe um povo (fiquei com uma vaga ideia que era para Oriente Sul) que leva os seus mortos até ao cimo de uma montanha para os corpos serem 'limpos' pelos abutres...Não me lembro da explicação dada, mas convenceu-me que era tão lógico como outra forma de funeral.
Por isso, nem penso que fosse isso o mais importante aqui... o que choca mesmo os seres mais sensíveis, e por regra o ser feminino, é a possibilidade de alguém conseguir raciocinar perante uma situação destas.
Para além da crueldade do nosso mundo, tiro duas grandes ilações desta imagem :
- Representamos muita vez o papel do abutre ao longo da nossa vida. Umas vezes pela passividade, outras por sermos impotentes.
- A ânsia de captar boas imagens, por vezes leva a limites extremos de humanidade.
Em situações extremas, um Ser humano pode deixar de o ser.
4 Comments:
Minha querida Amiga! provavelmente guardas esta foto na memória há exactamente o msm tempo k a mim me perturba. Serás ainda capaz de dizer qdo a viste pela 1ª vez? eu sim! Recebi-a por mail e a ser verdade o texto k a acomanhava, o fotógrafo k a deu a conhecer ao mundo, a quem foi atribuído um prémio, acabaria por não conseguir viver com o facto e pôs fim à própria vida! Nunca mais esqueci o assunto e imagino o turbilhão de sentimentos k alguém nestas circunstâncias sentirá ... tb Ele se terá sentido na papel de ABUTRE certamente.
Recebi por mail,esqueci a foto, mas ficou-me o 'ambiente'. Passado meses foi publicada num fórum, onde foi largamente debatida.
Este texto é um apanhado das opiniões que emiti na altura. Espero com isto, tê-la sempre presente no meu dia a dia, evitando assim ser 'abutre' por passividade.
O fotógrafo fazia reportagens em condições extremas, guerras, refugiados etc..Não lhe faltavam razões para achar a vida uma insignificância.
Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»
Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»
Enviar um comentário
<< Home