segunda-feira, setembro 18, 2006

Adolescência, adolescência…..

Ando a tentar apagar um fogo que a minha filha ateou.
Renegando a profissão da mãe, resolveu ignorar todos os conselhos no sentido de lhe seguir as pisadas e ‘inventou’ outro curso para se candidatar.
Era o ‘melhor curso do mercado’ e fez questão em concorrer a ele.
Saíram os resultados, foi colocada nesse curso, sua primeira escolha, com média de 16,9 valores.
Aí começa o problema : Já não gosta desse curso, nem da faculdade onde ele se insere, porque a maior parte dos amigos foi colocada noutros locais, e afinal até gosta do curso da mãe.
Não vai e não vai.
Que raio de sindroma será este? Mimos, renegação, inconsciência, adolescência prolongada, ou simplesmente parvoíce?

11 Comments:

Blogger Teresa Durães said...

O David Ferraz, na sua pura adolescência, é o meu filho!

ahahhahaha

11:57 da tarde  
Blogger jotaeme said...

Ahlka: Eu diria que é o falhanço total dos testes vocacionais!Não teria faltado um pouco de persuasão da tua parte "democráticamente" exercida?
Eu dou um exemplo recente: A minha filha mais nova (a Raquel) terminou o 9º ano e a psicóloga recomendou a área de Desporto. Eu fiquei pouco convencido, quando ouço uma professora dizer em alta voz á Raquel: "com essas notas (média 5 ) vais por aí?Bem a Raquel está no 10º ano na área de Ciências e Tecnologias e vai ter tempo para pensar e aproveitar para já o seu potencial...
A tua menina, se calhar vai ter de decidir ou ouvir com mais atenção, aquilo que a sua progenitora lhe tem para dizer...
Quem gosta mais deles do que nós?
jorgemadureira

10:30 da manhã  
Blogger Éme said...

Muito giro.
Pat Metheney, wonderful.
See you.

2:04 da tarde  
Blogger Ahlka said...

Teresa, o 'David Farraz puro adolescente' revela já uma sensibilidade especial, parabéns ao rebento!
Jota, talvez tenha sido um pouco falta de 'persuasão democrática' da minha parte. Entretanto passaram uns dias e estou mais serena, fui matriculá-la no tal curso (eng. Biomédica), mas depois de ver o currículo (muita física), aceitei melhor... talvez ela tenha razão, melhor agora que daqui um ano...
Éme, bons gostos..mas fiquei intrigada, é óbvio que vou 'cuscar' a tua origem ;)

7:34 da tarde  
Blogger Pascoalita said...

Nem sei k te diga Ahka :-o) passei por algo assim há 5 anos atrás. com a agravante, como sabes, do meu "rebento", excelente aluno da área de ciências, escolheu engª informática, entrou para o IST e demorou 2 anos para perceber k nada tinha a ver com akele ambiente. Fez uma rotação de 180 graus, descobriu a "verdadeira vocação" e acabou por fazer uma licenciatura em letras (lingua e cultura portuguesa) e segue-se agora o tal mestrado em "teoria da literatura" quem diria!!
pelo menos a tua "adolescente" só precisou dum curtíssimo período de tempo.
A sério k uma grande dose dessa indecisão não é culpa dos miúdos, mas de todo um sistema se ensino mal estruturado. Tenho a certeza k a tua filhota acabará por fazer a "escolha certa" Coitados, tb eles vivem em permanente stress como nós.

9:53 da tarde  
Blogger Pascoalita said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

9:53 da tarde  
Blogger Éme said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

11:51 da tarde  
Blogger Ahlka said...

Pascoalita, não sei se a culpa é do ensino ou da sociedade, que faz das crianças e adolescentes o umbigo do mundo.
Na minha opinião, resulta daí a convicção de que uma criança tem direito a ser COMPLETAMENTE feliz. E no caso da minha filha, aconteceu isso, 'não podia tirar um curso longe da família numa faculdade onde não estivesse a maioria dos amigos e tivesses de se esforçar para entrar na física. Eram muitas obrigações juntas, ora os melhores anos da sua vida devem ser agradáveis. Tinha de estar num ambiente agradável, rodeada de amigos agradáveis e um curso de currículo agradável'.
Só não a rifo porque é minha filha, mas como já disse noutro local, acho que hoje foi incutida ás crianças a consciência dos seus direitos, mas foram omitidos os deveres.
..........
Bahhh...estou zangada, amanhã é outro dia...

10:14 da manhã  
Blogger Pascoalita said...

eheheh num zanga, nina! num resolve nada e só faz rugas eheheh
É uma etapa lixada de ultrapassar, podes crer! E não apenas para nós, pais. Eles tb devem sentir-se péssimos. Devem ser raros os k sabem, sem qq dúvida, o k querem e acertam na 1ª escolha, e volto a dizer, eles são os menos culpados.
No caso da tua filhota, Há a juntar à dificuldade de escolha, o facto de mudar tb de ambiente, já nem falo nos amigos pq isso depressa cria novas amizades. Mas, vencerá todos esses contratempos.
O mais chato disso tudo, é qdo a indecisão deles, legítima e compreensível, por vezes implica a perda dum ano lectivo, o k é frustrante para todos. Espero k tudo se resolva da melhor forma. jinho grande

6:06 da tarde  
Blogger Ahlka said...

Visto á distância, penso que foi mais um ataque de pânico que ela teve, por ter de sair de casa do que outra coisa.
Neste momento, já estaria disposta a frequentar o curso que escolheu.
Eu é que vou aproveitar a sua reacção para dar um 'empurãozinho' para onde ela deveria ter optado...Há males que vêm por bem ;)

11:37 da tarde  
Blogger Pascoalita said...

penso k o melhor para ela é sentir-se compreendida e apoiada e isso tu sabes fazer mto bem.
Depois, ultrapassado o período de adaptação, ela terá sucesso em qq coisa k faça :-o)

12:21 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home