segunda-feira, setembro 11, 2006

Mais uma Tela, mais uma lição

Ontem fui ver a exposição da colecção de Gustav Rau, patente no museu de arte antiga.
Sem ser grande conhecedora, gosto de ver, analisar, apreciar, comentar… Raramente fico calada perante uma tela.
Preparava-me eu para tecer a minha ‘douta’ opinião, quando reparei no nome do pintor, engoli e reformulei, mas fiquei engasgada…Não haverá nunca erros de técnica por parte dos grandes mestres?

Tela em causa:

Reparo original: Nota-se pelas pinceladas que o pintor fez o céu depois de ter pintado a figura principal, o que torna o formato das nuvens dependentes da dita figura, parece ter havido uma colagem, deveria ter começado por pintar o fundo.

Reparo, depois de ver o nome do autor: O céu foi pintado depois da figura central, talvez para parecer envolvê-la, como se fosse uma carapaça... ;))


Esta atitude fez-me pensar (ás vezes penso)…Quantas vezes não a transportamos nós para o nosso dia a dia, avaliando o que diz ou faz alguém, através da ideia pré-concebida que temos dessa pessoa.

15 Comments:

Blogger Teresa Durães said...

é por isso que não gosto de críticos

(mas vives em Lisboa?????????)

11:33 da tarde  
Blogger Ahlka said...

Ás vezes é interessante ler os críticos, vêem coisas que nem nós, nem o autor viram.
Ainda hoje guardo uma crítica escrita pelo João Lopes em que dizia que 'Africa minha' «É a expressão de uma prática que, nos sinais de dissonância, sabe descobrir a revelação de outras formas»....Guardei na esperança de um dia ser suficientemente culta para perceber......ainda não chegou esse dia ;))

PS. Não vivo permanentemente em Lisboa, divido a minha vida entre poisos...Em permanente migração....:)

2:14 da tarde  
Blogger Ant said...

A crítica pela crítica é uma chatice pegada. Os juízos de valor então... ui ui

4:44 da tarde  
Blogger Ahlka said...

Ant: Questionar é viver, ora para questionar temos de avaliar, logo fazer juízo de valores.
Viver sem questionar, vai-nos tornar nos macaquinhos da 'tua' experiência...Ás vezes é prático mas nem sempre é o melhor caminho.

PS. Mas eu sei que te estavas a referir a juízos 'acutilantes' :))

10:49 da tarde  
Blogger Pascoalita said...

Sem perceber nadika de pintura, mas como "pinsadora" k sou e por enqto inda é das poucas coisas k nos deixam fazer livremente (qq dia é possível k seja sujeito a imposto) e como tb sou do tipo k não cala a matraka e faço ambas as coisas à velocidade da luz, mas só uma de cada vez, o mais certo seria palrar tanto comigo msms k nem teria tempo para "pensar" eheh
Mas, agora k me calei para me obrigar a pensar sobre a tua análise, concordo inteiramente contigo sim! :-o))
E digo mais, não era por acaso k eu, apenas com 15 anitos, rabiscava uns traços a caneta ou carvão e pedia ao Mestre Portela Junior: "vá lá, bote aqui a sua assinatura!" (hummm tão peqenina e tão marota, dirás tu eheh ... é k além de tagarela e pinsadora, tb tinha bom ouvido)
Só foi pena não terem acedido ao meu pedido. Hoje não faltariam analistas a "decifrar" tais genialidades :-o)
Há sempre mais k uma perspectiva de ver as coisas eheheh

11:27 da tarde  
Blogger Pascoalita said...

Para acabar o meu raciocínio, e embora pareça não ter a ver com o tema, é claro k vemos isso no dia a dia em diversas situações. Há algum tempo tive de dizer a alguém k pensa k o mundo gira à volta do seu humbigo:
"o k faço ou digo é "piroso" a msm coisa feita por ti é um gesto de elegância!"
Bem, e com isto tudo esqueci de dizer k a tela é linda, mas gosto mais daquele estilo, sabes? eheh

11:42 da tarde  
Blogger Ahlka said...

Hehehe...Pascoalita...e pensas que seria inédito? Quantas pascoalitas não foram já analisadas dessa forma?
Não vou mais longe, no caso deste quadro, ao pesquisar a foto para colocar aqui, encontrei várias versões, nem a do próprio museu está fiel em termos de cores, mas outras apresentam grandes diferenças na fisionomia do Santo e todas elas dadas como originais.
'El Greco' Genuínas!!! :)))

Também não é o meu estilo favorito de pintura, mas tem força. Na sala onde se encontra, não está colocado em destaque e no entanto vais lá direitinha,tentar ver bem de perto, parece ter um efeito magnetizante.

1:57 da tarde  
Blogger Teresa Durães said...

só a dizer boa tarde :)

4:42 da tarde  
Blogger Pascoalita said...

"efeito magnetizante" hummm sei como é :o-)
Fizeste-me lembrar o "auto-retrato" k o meu padrinho "Portela, Jr" tinha numa divisão da casa.
Tenta imaginar esta cena: a "chikinha" (lembras-te dela? eheheheh), acabadinha de chegar de "trás do sol posto", com aquele cérebrozito confuso até dizer basta! fosse qual fosse o canto da sala k aquele "homem" parecia ler-lhe a Alma! Como se lhe le-se o pensamento, sabes? Nina, k impressão fazia àquela inocente pequena eheheh
Há obras assim ... conseguem comunicar, né? 1 jinho
P.S. depois de ler o "boa tarde da Teresa, abri a janelita e a ideia era só dizer "boa noite, genteeee" mas, assim não fazia juz à minha fama de "gralha" ... té era capaz de ter uma coisinha má na língua ... ker dizer, nos dedos eheheh

9:48 da tarde  
Blogger Teresa Durães said...

(depois de ler o comentário da Pascoelita e não há post novo... que deverei escrever???)


não sei, ficará aqui no meio o meu boa noite disfarçado ahahahahaha

12:56 da manhã  
Blogger Pascoalita said...

só pra dizer "passei por aqui" (vim aconchegar o edredon (no caso da teresa "as palhinhas do ninho" :-o))pq as noites já começam a arrefecer. cuidem-se!

9:40 da tarde  
Blogger Pascoalita said...

Ah! inda voltei. bem me parecia k tinha mais qq coisa pra dizer eheh

Ahlkinha, ix-pi-li-ca-me como faço para arquivar por temas, please! tou fartinha de espiolhar e não deslumbro a marosca e o maroto do "professor" k tb tem essa opção no seu blog, num ensina a mim :-(

9:48 da tarde  
Blogger jotaeme said...

É verdade que partimos quase sempre de ideias preconcebidas! O desafio interessante é verificar que muitas das vezes não corresponde de todo á essas primeiras impressões!
Serve para os dois lados: positivo e negativo...
Estás uma filósofa...
Jorgemadureira

11:45 da manhã  
Blogger Ahlka said...

Teresa, como já uma vez comentei no blog da Pascoalita, sou mais 'leitora' que 'escritora'...Nem sei muito bem se é preguiça, voacação ou falta de tempo.
Mais do que escrever, gosto de vos ir lendo :)

Pascoalita, Não faço a mínima ideia de como se colocam os assunto por temas. Este blog está todo em 'regime automático', não me atrevo a mexer em definições. No entanto vou tentar ver se existe algum item que se possa a isso.

Sabr, sempre bem vindo (pensava que eras uma menina)... :)

Jota, limito-me a tirar ilações das pequenas coisas do dia a dia. De filósofa, garanto que nada tenho.
A minha nota num exame equivalente ao 12ºano, foi 5 na escala de 20 :)))

11:24 da tarde  
Blogger Pascoalita said...

Ahlka, perguntei pq tu tens aí os últimos dos teus "temas" visiveis. Mas não ligues, um dia descubro.

9:31 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home